Dicas de como programar sua viagem

0
186

Primeira coisa que você deve observar antes de viajar é a data, o período e quantos dias você pode ficar fora. O ideal é viajar nos fins de semana para lugares da região ou esticar feriados para viajar dentro do país ou utilizar das férias para conhecer destinos estrangeiros. Recomendo observar o calendário de feriados para escolha das datas.

Você viu que tá com tempo livre e que vai poder viajar, então o próximo passo é escolher o destino. Se for para fora do país, você deve se preocupar com uma série de fatores, como os que descrevi no post Viagem internacional. Se for dentro do país fica mais fácil planejar uma viagem, afinal estamos no Brasil.

Decidiu sobre o lugar e tem dinheiro, então tem que casar com o melhor período para viajar ao local. Cada época do ano tem uma temperatura diferente. É importante observar as temperaturas das cidades ao planejar uma viagem, se chove ou se faz frio e as recomendações de outros leitores. Tem lugares que vale a pena visitar o ano inteiro e tem outros lugares que não. Pesquise bastante sobre o destino escolhido.

Com o local nas mãos, o próximo passo que recomendo é conhecer o mapa do local. Onde ficam localizados os principais pontos turísticos, se vai ser necessário reservar um carro ou vai poder ir de táxi, qual a localização do aeroporto ou rodoviária e qual será o melhor lugar para reservar um hotel. Como pode ver, conhecer o mapa do lugar pode ser decisivo em uma série de itens de sua viagem.

Quando eu começo a planejar uma viagem, geralmente imprimo o mapa local e vou marcando os pontos que tenho interesse em conhecer. Sei de amigos que além de fazer o dever de casa, também compram mapas nos aeroportos que ajudam a andar pela cidade. Então o mapa é um dos grandes amigos do turista.

Pronto, agora você já conhece o mapa do local, sabe onde ficam os principais locais, então chegou a hora de escolher a hospedagem. Existem vários serviços que oferecem busca de hotéis e pousadas na internet. Alguns dos textos que fiz foram sobre Portais de Venda de viagens e Hotéis e Pousadas.

Também vale decidir se você quer hotel, pousada, resorts, hotéis fazenda, apartamentos de temporada, albergues ou outros meios. Não faltam opções disponíveis. De fato, hospedagem representa uma grande fatia do custo da viagem. Mesmo reservando por e-mail ou site, eu prefiro confirmar por telefone a garantia da reserva.

Próximo passo ao planejar uma viagem é o meio de transporte. Você pode ir de carro, de ônibus, de avião, de trem, de navio e até de carona. O importante é chegar lá. Caso você vá de avião, confira o post com dicas para comprar passagem aérea e dicas de tarifas aéreas. Caso seja de carro, veja as dicas para viajar de carro. Caso vá alugar um carro, veja as dicas para alugar um carro.

Pronto, você está com tudo nas mãos: data, dinheiro, local, mapa, hotel e passagem. Agora vem outros detalhes que podem fazer a diferença.

Se você vai viajar com crianças, por exemplo, requer uma série de cuidados especiais que destacamos no post Cuidados especiais ao viajar com crianças.

Para fazer as malas de viagem, não esqueça de preparar malas para cada pessoa. Confira dicas em como preparar as malas de viagem, seja as malas de homens, malas de mulheres ou malas de crianças.

Uma série de dicas de viagem foram compiladas nesse post especial com Dicas de Viagem. Mais dicas você pode encontrar seguindo diariamente nosso Instagram, assim como outras novidades do blog.

Avalie o Post

Comments are closed.