Dicas: minimize os incômodos em viagens de avião

0
137

É fato que todo mundo ama viajar, mas não são todos que se sentem confortáveis dentro de um avião. Além do medo de voar, muitos passageiros também sofrem inchaço nas pernas, barriga estufada, pressão no ouvido e ressecamento dos olhos e da pele.

Avião | Crédito: Google

Alguns desses incômodos não podem ser evitados, mas dá sim para reduzir esses desconfortos.

Antes do voo

Quem tem alguma doença crônica ou está em recuperação é que tem risco maior em viagens de avião. Nestes casos, o desconforto comum pode se agravar, por isso é imprescindível consultar um médico antes de embarcar. Os medicamentos para uso específico devem ser levados na quantidade correta, pois ele pode não ser encontrado facilmente em seu destino, e estar sempre à mão caso surja uma emergência. Peça para seu médico atestado para o uso de medicamentos, pois há países exigem este documento.

Saúde também tem tudo a ver com a alimentação, por isso pegue leve! A partir do dia anterior à viagem é recomendado evitar a ingestão de bebidas gasosas, comidas que fermentam com facilidade (como feijão e repolho) e causam inchaço na barriga. Bebidas alcóolicas também devem ser evitadas, pois o álcool diminui a capacidade de as células cerebrais utilizarem o oxigênio, que já fica comprometido dentro da aeronave.

Durante o voo

Viagem de avião | Crédito: Google

Quem costuma sofrer com enjoos durante a viagem deve dar preferência à poltrona ao lado da janela, perto das asas e não beber ou comer em excesso. Alimentos gordurosos e condimentados também podem agravar a situação. Para evitar trombose – causada pela imobilização do corpo por tempo prolongado, somada a fatores de saúde preexistentes –, as principais recomendações são utilizar roupas leves e executar pequenos exercícios durante o voo. Meias elásticas também podem ajudar.

Depois do voo

Um problema comum em visitas a países estrangeiros é a diarreia causada pela ingestão de alimentos e água contaminados ou hábitos diferentes de alimentação. Beba bastante água e redobre a atenção em relação às medidas básicas de saúde como lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e principalmente após visitar locais com grande fluxo de pessoas.

Evite alimentos crus, tome somente água mineral engarrafada e tome muito cuidado com frutos do mar! Tenha a certeza de que estão frescos antes de consumir. E em caso de intoxicação alimentar, procure um médico imediatamente. Na hora de fechar a viagem com seu agente, peça para ele incluir um seguro de saúde no pacote, para garantir o atendimento em caso de qualquer imprevisto.

Avalie o Post

Comments are closed.