Da cerveja à Oktoberfest

0
130

A combinação Turismo e Santa Catarina sempre deu muito certo:

Foto: Blumenau | Crédito: Google

A combinação Turismo e Santa Catarina sempre deu muito certo: basta pensar por um instante nos cartões-postais da capital Florianópolis (a Ponte Hercílio Luz e as lindas praias são apenas alguns exemplos), no icônico Beto Carrero World, em Penha, ou no badalado destino litorâneo de Balneário Camboriú.

E como não dá para dispensar uma viagem para terras catarinenses, por que não apostar no potencial turístico de Blumenau? Supercharmosa, uma caminhada que seja pela cidade já deixa à mostra a forte influência alemã, presente na arquitetura das casas e da prefeitura, nas cervejarias espalhadas pelas ruas e na tradição da segunda maior Oktoberfest do planeta. O resultado você já deve imaginar: cerveja, cerveja e mais cerveja.

As cervejarias

Bierland (“terra da cerveja”) é a cervejaria mais conhecida da cidade e onde são fabricados chopes e cervejas nas variedades Pilsen, Bock, Weisen e Pale Ale – destaque para a prestigiada Vienna Lager. Não existe um lugar mais apropriado para se entregar ao seu sabor do que o bar anexo à fábrica – inclusive, o local também é uma escolha acertada para a hora do almoço. Quer deixar o passeio completo? Programe uma visita às instalações.

Outro estabelecimento que faz muito sucesso entre quem sabe apreciar um bom copo é a Eisenbahn, especializada na fabricação de cervejas especiais. São 12 rótulos produzidos ao longo do ano, agradando aos mais diversos paladares e promovendo a democratização das cervejas gourmet para todos os públicos. No mesmo terreno da fábrica está o bar Eisenbahn, aberto a turistas e consumidores locais. Além do ambiente informal e do cardápio inspirado na cultura germânica, uma de suas paredes é de vidro, o que permite observar parcialmente o interior da fábrica e a produção da bebida.

Em uma terra em que o predomínio alemão é tão explícito, a Container se diferencia das demais por ser uma cervejaria que chegou para trazer um toque inglês ao turismo cervejeiro de Blumenau. O pub que faz parte do complexo é um diferencial à parte: tematizado, tem como parte de sua decoração as típicas cabines telefônicas de Londres, trilha sonora à base de rock’n roll e paredes repletas de relíquias, como uma guitarra autografada pelos integrantes da banda australiana AC/DC e uma camiseta assinada pelo jogador de basquete Oscar Schmidt. Do bar se tem uma vista privilegiada da fábrica, que se dedica a criar receitas diversificadas, como a Fruit Beer com açaí e goiaba, por exemplo.

E como cerveja nunca é demais, Blumenau é a casa de mais duas cervejarias: a Wunder Bier, fundada em 2007 e com excelentes opções de chope – Lager Hell, Hefe-Weizen (trigo), Schwarzbier (lager escura) e WeinBier (chope de vinho) –, e a Cervejaria Blumenau, dona da Capivara Little IPA, uma das cervejas mais famosas da cidade.

Mais alemão impossível

O Parque Vila Germânica, palco para a realização dos principais eventos sediados em Blumenau, é o símbolo máximo da colonização alemã. Réplica perfeita de uma vila germânica, é ali que a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja ganham vida.

Foto: Oktoberfest – Blumenau | Crédito: Google

Nenhum outro lugar seria mais propício para o Bier Vila, um dos melhores bares da região. O lugar é perfeito para saborear uma cerveja em qualquer dia da semana, a qualquer época do ano. São mais de 400 rótulos, que satisfazem tanto quem busca o renome de marcas internacionais quanto quem não se cansa de se apaixonar pelas cervejas artesanais.

Museu da cerveja

Foto: Museu da Cerveja – Blumenau | Crédito: Museu da Cerveja

Não existe lugar melhor do que Blumenau para sediar o Museu da Cerveja, parada obrigatória para quem se aventura no turismo cervejeiro da região. Em seu interior estão vídeos, fotos e documentos que contam a história da bebida, que figura entre as mais antigas do mundo, e uma exposição permanente de instrumentos utilizados antigamente durante a sua fabricação. A entrada é franca, então divirta-se!

Avalie o Post

Comments are closed.