Passeio de trem Curitiba x Morretes: o guia completo!

0
188

passeio de trem em Curitiba com destino a cidade histórica de Morretes é considerado um dos mais belos do país. Fizemos esse passeio quando fomos a Curitiba e vou contar tudo para vocês! Confira tudo sobre este programão e faça já suas malas! 

Muitos viajantes que visitam Curitiba, capital do estado do Paraná, não imaginam que a cidade oferece um dos passeios ferroviários mais bonitos do Brasil. Trata-se do passeio de trem em Curitiba com destino a Morretes, cidadezinha histórica localizada no litoral paranaense, rente a Serra do Mar.

Eleito pelo The Wall Street Journal como um dos três passeios ferroviários mais luxuosos do mundo, a atração percorre cerca de 150 quilômetros pela Serra do Mar – região onde está concentrada mais da metade da Mata Atlântica. Entre paisagens indescritíveis compostas por vales, paredões de pedra, cachoeiras, e muito mais, os passageiros são convidados a fazer uma verdadeira imersão no Brasil dos séculos XVIII e XIX.

A própria ferrovia por onde passa o trem (ferrovia Paranaguá-Curitiba), pode ser vista como uma verdadeira volta ao passado, pois foi fundada no ano de 1885 pela Princesa Isabel. O destino da viagem, Morretes, por sua vez, é ainda mais antigo e foi fundado no ano de 1773. Quer saber mais sobre o passeio de trem de Curitiba a Morretes, além de tudo o que a cidade tem a oferecer? Continue com a gente!

Como fazer o passeio de trem em Curitiba

Saídas e horários

O trem com destino a cidade de Morretes parte da Rodoferroviária localizada no centro de Curitiba e é operado pela empresa Serra Verde Express.

Durante a alta temporada – entre os meses de janeirofevereirojulho e dezembro – o trem sempre sai às 8h15. Já durante a baixa temporada – entre março e junho / agosto novembro –, as saídas são neste mesmo horário, porém, apenas aos finais de semana. O retorno à capital paranaense acontece sempre às 15h. 

É importante ressaltar que, até o ano de 2017, as viagens eram realizadas diariamente durante todo o ano. Porém, a empresa responsável por realizar o trajeto reduziu a circulação dos trens no começo de 2018. Ah! Não se esqueça de comprar as passagens com antecedência, certo? Assim evita-se possíveis perrengues.

O passeio

O passeio de trem em Curitiba com destino a Morretes dura, em média, 4 horas. A empresa responsável pelo trajeto oferece diversos serviços como opções de trecho com ou sem guia, descontos exclusivos na baixa temporada com valores até 40% mais baratos às quartas-feiras, além de 30% de desconto para doadores de sangue e cortesia para aniversariantes.

Durante a viagem de ida, uma boa dica para que você não perca nenhuma paisagem de tirar o fôlego é tentar sentar-se do lado esquerdo do trem. Na volta, do lado direito.  

O trem

Há duas principais classes no trem:

  • Turística – Oferece descontos exclusivos para a criançada e seu serviço inclui água, refrigerante, lanche e guia;
  • Litorina – O Litorina é um outro trem, mais luxuoso. Seu interior contém poltronas de couro, sofás de veludo, bar com opções de água, espumante, refrigerante e cerveja, além de serviço de guia bilíngue. As saídas deste trem são diferentes. Confira os horários aqui.

Como voltar

Você pode voltar de trem ou de ônibus. Não recomendo que faça os dois trajetos de trem, pois fica muito cansativo (cada trecho tem uma duração de mais ou menos 4 horas de viagem!). O que a maioria das pessoas fazem, e o que nós fizemos também foi, ir para Morretes de trem e voltar de ônibus, pela viação Graciosa. Compramos as passagens de volta logo que chegamos, na rodoviária de Morretes, para garantir vaga, e dessa forma pagamos mais barato comprando direto na Viação (R$24,00 cada passagem).

O que fazer em Morretes

Desembarcar em Morretes é como fazer uma viagem de volta ao passado. Com pouco mais de 16 mil habitantes, a cidadezinha histórica ainda preserva os casarões construídos no período colonial, época em que foi fundada. Por este motivo, caminhar pelo centro histórico é um dos passeios obrigatórios para quem visita a cidade. A seguir, confira mais algumas atrações que o destino oferece:

Provar o famoso Barreado

Fazer o passeio de trem em Curitiba com destino a Morretes e não provar o famoso Barreado é o mesmo que não visitar a cidade. O prato típico é um dos principais símbolos de Morretes e atrai turistas vindos do Brasil todo curiosos para apreciá-lo.  Confesso que nós não provamos (por frescura mesmo!). E depois nos arrependemos rs.

O prato é preparado com um ou mais tipos de carne bovina de segunda e temperado com cebola, alho, toucinho de porco, louro, entre outras especiarias. Durante o preparo, a carne é misturada à farinha de mandioca até receber a consistência que dá o nome ao prato e logo após ficar pronta é servida com arroz e banana-da-terra.

O segredo para tantos apreciadores? O tempo de preparo! O Barreado é cozido em panela de barro durante cerca de 20 horas! Isso mesmo! Esse é o tempo necessário para a carne desfiar por completo e ficar na consistência ideal. E ainda não acabou… Para a carne ficar bem temparadinha, é necessário vedar a panela com uma massa feita com farinha e água para manter o vapor dentro da panela.

Então anote aí: provar esse prato típico é indispensável! Mas atenção: fica atento(a) ao horário de funcionamento dos restaurantes. A maioria encerra as atividades entre 15h e 16h, inclusive aos finais de semana. 

Tomar um sorvete artesanal

Essa é uma dica bem interiorana, né? Mas é isso mesmo. Morretes possui diversas sorveterias, a maioria delas artesanal. É um sabor melhor do que o outro. Então fica a super dica: após comer seu Barreado, passe em uma sorveteria artesanal e garanta sua sobremesa. Hmmm!  

Dar uma voltinha na feirinha de produtos típicos

Que tal levar uma lembrança dessa cidade tão bonita? Dê um pulo na feirinha de produtos típicos e escolha entre licores, cachaças, doces, artesanato e muito mais! Opções é o que não faltam. Ainda bem! 

Tomar um banho no rio Nhundiaquara

Caso você escolha conhecer Morretes no verão, não deixe de dar um mergulho nas águas clarinhas e rasas do rio Nhundiaquara, rio que banha a cidade. Só fique de olho na correnteza!

Conhecer o Santuário Nhundiaquara

Está com tempo para desbravar a cidade? Então não deixe de visitar o Santuário Nhundiaquara. O Santuário é um parque com cerca de 400 hectares repletos de trilhas e cachoeiras. Imperdível! 

Dar uma esticada em Antonina

Essa também é para quem está com tempo. Antonina é outra cidade histórica da região, localizada a cerca de 15 quilômetros de Morretes. Ótima pedida!

E então? Curtiu nossas dicas? Ficou tentando(a) em fazer o passeio de trem em Curitiba com destino a Morretes? Deixe aí nos comentários!

Fonte: http://doisviajando.com/passeio-de-trem-curitiba-morretes/

Avalie o Post

Leave a reply