5 dicas para proteger objetos de valor durante viagens

Durante as férias, muitas pessoas deixam de proteger seus objetos de valor e se distraem com mais facilidade, ficando suscetíveis a roubos
0
354

Durante as férias, muitas pessoas deixam de proteger seus objetos de valor e se distraem com mais facilidade, ficando suscetíveis a roubos.

“Tantas coisas são novas durante as férias, e enquanto você está absorvendo tudo, sua guarda diminui um pouco e o deixa vulnerável a um roubo”. Esse é o alerta de Matt Dumpert, diretor sênior da Kroll, uma empresa de consultoria de segurança com sede em Nova York. E essa cena é muito comum durante uma viagem. Com novidades para olhar, fotos para fazer e guardar de recordação e passeios, nem lembre a gente se lembra de proteger e ficar de olho em nossos pertences. 

Antes de entrar no campo de segurança, Matt teve sua câmera roubada em uma viagem a Bruxelas – um episódio que ele afirma ter arruinado o passeio. Ele toma mais cuidado em suas viagens e ensina ao jornal americano “New York Times” dicas sobre como os outros podem se proteger também.

Foto: Objetos Crédito: Google

1. Não precisa levar tudo

A maioria dos viajantes levam objetos de valor que eles não precisam em suas viagens, como relógios caros e jóias. Se perder um item que irá causar uma perda financeira significativa, não leve-o. Se um item de alto valor é uma obrigação, no entanto, Matt recomenda a compra de uma apólice de seguro de viagem que cubra a perda de propriedade pessoal para que você possa recuperar seu dinheiro em caso de roubo.

2. Evite ostentar

Os objetos que você utiliza podem ser interpretados de forma diferente, dependendo de seu destino. Se você estiver em Londres, por exemplo, você não será notado se estiver portando um celular mais recente. Mas em países menos favorecidos, você será visto como extremamente rico. “Esses sinais de riqueza fazem de você um alvo privilegiado para o crime”, diz Matt.

3. Deixe seus objetos em um cofre 

Você pode usar o cofre do quarto do hotel, mas Matt fala que é muito provável que vários funcionários do hotel, incluindo os membros da equipe de limpeza e manutenção, poderão abrir o cofre com uma combinação mestre. Então, como você armazena seus objetos de valor ? Muitos hotéis de quatro e cinco estrelas têm um cofre central acessível a apenas um pequeno número de pessoas. Os hóspedes não conseguem abri-lo, mas podem pedir que objetos de valor sejam armazenados lá. “Este cofre do hotel não é totalmente seguro”, comenta Matt, “mas mantém a propriedade mais responsável se alguma coisa sumir.”

4. Evite distrações

Os criminosos escolhem vítimas que parecem não estar familiarizadas com seus arredores ou que estão distraídas de alguma forma. Se você não conhece bem seu destino, fique atento enquanto caminha pelas ruas, e pare em uma loja se você precisar mexer em seu telefone para obter instruções de caminhos e direções.

5. Não fique o tempo todo em redes sociais

Você pode querer compartilhar a diversão que você está tendo em suas férias postando fotos durante toda sua viagem, mas Matt afirma que quando se trata de proteger seus objetos de valor, esta é uma má idéia. Os criminosos mais experientes, segundo ele, monitoram as mídias sociais e até têm as ferramentas para identificar sua localização geográfica exata. “Eles vêem como você está vestido e pode ter um senso de seu estilo de vida com base em outras fotos que você postou”, ressalta o especialista, “e vai procurar você de olho em seus objetos de valor”.

 

Avalie o Post

Leave a reply