Makumu Private Game Lodge: Um Oásis na imensidão da Savana na África do Sul

Nesse post vamos falar de uma das experiências mais maravilhosas que vivemos: Safari. Escolher um hotel para fazer safari na África do Sul não é uma tarefa fácil, há muitas opções e várias questões a serem avaliadas.
0
183

Nesse post vamos falar de uma das experiências mais maravilhosas que vivemos: Safari. Escolher um hotel para fazer safari na África do Sul não é uma tarefa fácil, há muitas opções e várias questões a serem avaliadas.

Depois de muita pesquisa, nós decidimos dois, e a primeira experiência foi no Makumu Private Game Lodge. Já adianto: AMAMOS!

O Makumu fica localizado na Klaserie Private Nature Reserve, no Parque Nacional do Kruger e já começa com uma vantagem: não há fronteiras físicas com outros parques do Kruger, aumentando a circulação de animais entre as áreas e, consequentemente, a probabilidade de vê-los.

O HOTEL

O que mais chamou nossa atenção na hora de escolher o hotel foi a vista. E depois descobrimos que, na língua Xitsonga, a palavra “Makumu” refere-se a espaço aberto, um olhar desimpedido sobre horizontes distantes ou uma visão infinita. O hotel fica no alto e possui uma vista deslumbrante e ampla da savana, o que traz uma paz absurda.

O lodge é requintado mas com características rústicas, o que garante sua experiência de selva. Outra vantagem é que o Makumu é super privado, possui apenas seis suítes luxuosas e bem decoradas, e acomoda no máximo doze hóspedes, garantindo conforto absoluto, estilo e privacidade.

Não podemos deixar de falar da extraordinária piscina de pedras, que também tem uma vista fascinante e infinita da savana e é de lá que apreciamos um dos pores do sol mais lindos que já vimos.

O hall principal do Makumu possui dois andares. No primeiro andar são realizados o check-in/out e serviço de café da manhã e brunch. Possui uma área espaçosa para relaxar, decoração inspirada em girafas e com vista do alto para a savana.

No segundo andar há uma área de recreação, com sinuca, pebolim, mesas de cartas e salão fitness. Além disso, conta com vários sofás e uma lareira central enorme, que é usada para os dias mais frios em que o jantar é servido na parte interna.

Existe um anexo, com uma vista quase que de 360˚ para a savana, onde é servido o jantar. Nesta área, à noite, acendem uma fogueira e o jantar é servido a luz de velas!

O hotel prioriza rusticidade e contato com a vida selvagem, por isso não há lâmpadas: à noite é tudo a base de velas. É lindo! Mas já adiantando a resposta de uma possível pergunta: sim, há tomadas para carregar eletrônicos, secador no quarto, chuveiro quente e wi-fi! Resumindo: há eletricidade, só não há lâmpadas.

COMO CHEGAR

  1. Avião: Há vôos para o aeroporto de Hoedspruit, que é o aeroporto mais próximo do hotel. Neste caso, o hotel possui transfer que te pega no próprio aeroporto.
  2. Carro: O hotel vai te passar todas as instruções de como chegar, inclusive o endereço exato que deve colocar em seu GPS. Em nosso caso, o hotel pediu que fossemos até a entrada da Reserva Klaserie, e lá havia um colaborador do hotel nos esperando para levar-nos até o lodge. Vale ressaltar que o Gerente do Makumu manteve contato com a gente por whatsapp desde a nossa chegada no aeroporto de Joanesburgo até a chegada na Reserva Klaserie. Qualquer dúvida que a gente tinha, mandava mensagem e ele respondia na hora. Então, é super importante ter um chip com internet. Se você vai de carro, uma vez que você entra no Parque Nacional do Kruger, você já está, de certa forma, fazendo safari. Sim, a qualquer momento pode ver um animal! A gente viu duas girafas enormes na nossa frente quando ainda estávamos com o carro alugado. A Mari deu um grito de emoção!

CHECK IN

A receptividade do Makumu foi surreal! Nos sentimos literalmente em casa desde a hora que chegamos. Quando chegamos, um colaborador já traz toalhas úmidas para você limpar suor e poeira, uma vez que, pra chegar no lodge, você percorre uns 30 minutos savana a dentro.

O check-in demorou segundos! Nossos papeis já estavam todos prontos – só precisamos assinar. Esse é um dos diferenciais dos lodges exclusivos: como havia no máximo doze hóspedes, o serviço é totalmente direcionado, atencioso e único!

A SUÍTE

Ficamos hospedados na King Suíte. No Makumu, cada suíte tem a decoração inspirada em um tema, e nós ficamos com a temática Bushman.

Os “bushmen” são os primeiros povos conhecidos da África e a cultura mais antiga da terra! A suíte, além de ornamentações luxuosas, traz também características simplistas, porém inspiradoras, assim como era o estilo de vida Bushman.

Precisamos dizer: surreal, surpreendente e encantador! Suíte ampla, possui um walk-in closet bem espaçoso, cama com dossel e dois portais de vidro, maximizando a vista que é pra savana.

O banheiro possui sanitário e chuveiro separados. A banheira, perfeitamente posicionada, tem com uma vista incrível da selva.

A suíte também possui um deck de madeira com rede, cadeiras acolchoadas e sombrinha: perfeitos para um descanso e para admirar a vista da savana e do pôr do sol, que era de frente para nossa suíte.

Ah, vale lembrar que, do nosso quarto, avistamos elefante, girafa, impalas e um javali selvagem (o pumba, rs). Incrível, né?

SEGURANÇA

 

Um tópico importante para tranquilizar que tem medo ou receio de se hospedar no meio da savana. Os funcionários e guias são extremamente treinados. O gerente geral e trackers, por exemplo, já trabalham com isso há 20 anos. Os quartos são totalmente seguros e o safari também. Os hóspedes não são autorizados a andar pelas áreas comuns do lodge à noite, sozinhos e a área é verificada 24h para que não ocorra nenhum problema. Então vá viver essa aventura sem medo.

Sobre doenças, como malária, o Makumu está situado numa área afetada pela malária, entretanto de baixíssimo risco. Além disso, o local é dedetizado regularmente e toda suíte possui um spray para também dedetizar o quarto se assim achar necessário.

Nós recomendamos que você procure seu médico e mencione o fato que vai viajar para um local afetado pela malária, mesmo que de baixo risco, para que ele passe exatamente os procedimentos corretos.

SAFARI

O Makumu conta com 2 games drive por dia, incluídos no valor da sua diária, sendo um após o nascer do sol e o outro antes do pôr do sol, para que você veja o sol se pondo durante.

 

  1. Safari da manhã: sai por volta das 6:00h. É servido um café leve ainda no hotel, com café, chás, leite, biscoitos e alguns snacks leves, pois ainda é muito cedo. Logo após o safari, é servido um brunch mais reforçado com muito mais opções. No safari da manhã, como ainda faz frio, eles disponibilizam bolsa térmica e mantas para aquecer.

 

  1. Safari da tarde: sai por volta das 15:30h. No meio do safari tem uma parada para piquenique, com bebidas, tais como cervejas, vinhos, gin, água, etc) e também snacks e ali apreciamos o pordo sol.

 

 

Os carros são uma espécie de jipe, altos e confortáveis. Em nossa experiência, sempre íamos em no máximo 6 hóspedes, além do ranger e do tracker. A Reserva Natural de Klaserie é uma das maiores reservas privadas naturais da África do Sul, cobrindo cerca de 60.000 hectares. Desta forma, ela é considerada uma reserva “big five”, ou seja, dentro dela, há os cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem. Antes do primeiro Safari, fomos treinados com todos os procedimentos de segurança.

ALIMENTAÇÃO

O lodge funciona em sistema all inclusive.

Café da Manhã: antes do safari da manhã, por volta de 5:30h, é servido um cafezinho leve com chás e biscoitos para dar um gás antes do safari.

Brunch: logo após o safari, é servido um brunch delicioso! Eles disponibilizam um banquete na mesa, onde todos os hospedes comem juntos, que é um ótimo momento para você conversar com os colegas e conhecer mais da cultura de cada um. Além das opções da mesa, você também pode pedir o que quiser que preparam na hora pra você, como: omeletes, ovos mexidos, ovo benedito, saladas, etc.

Lanche da Tarde: antes do safari da tarde, é servido um lanche com sanduíches, pães recheados, espetinhos de carne, sobremesas ou alguma coisa que queira pedir no momento.

Piquenique: Durante o safari da tarde, há piquenique com todos os tipos de bebidas alcoolicas e não alcoolicas, além de petiscos e snacks.

Jantar: Pouco depois de chegar do safari, os hóspedes vão para uma área linda aberta, sentam ao redor de uma fogueira, tomam vinho e batem papo. Neste momento o lodge já está todo a luz de velas. O jantar é servido em seguida no mesmo local, e todos sentam juntos numa mesa grande para saborear a comida feita pela chef do hotel. O jantar é no formato entrada, prato principal e sobremesa.

Não dá pra passar fome assim, né? rs.

ATENDIMENTO

 Se já leram até aqui, perceberam que o atendimento é excepcional, né? Ficamos encantados com a receptividade dos funcionários, carinho e cuidado com os hóspedes. Sempre dispostos a ajudar e fazendo de tudo para agradar.

Em nossa última noite, logo após o jantar, quando chegamos em nossa suíte: surpresa! Um caminho de rosas a luz de velas nos levava até o banheiro. A banheira, por sua vez, já cheia com espuma e água quentinha. Ao lado da banheira, um coração de flores com um balde de gelo e um espumante sul africano delicioso nos esperando. Precisa falar algo mais? Gratidão!

CHECK OUT

A parte burocrática, assim como o check-in, durou segundos. Aqui, na verdade, o check-out foi bem diferente do que estamos acostumados. Ao sairmos para a área externa, TODOS os funcionários estavam lá aguardando para despedirem dos hóspedes.

Pode parecer pouco, mas pra nós foi mais um momento mágico. Nesse momento a gente vai pro carro do hotel já com aperto no coração, não querendo ir embora. Enquanto podíamos ver e ouvir, eles estavam ainda acenando, assobiando e falando

“bye”, todos com um sorriso de orelha a orelha. A nossa vontade era voltar correndo para o lodge!

Vivemos dias únicos no Makumu Private Game Lodge e que estão eternizados.

ASSISTA O VÍDEO COM NOSSA EXPERIÊNCIA NO MAKUMU

CONTATO

Site: www.makumu.com

Instagram: @makumu_private_game_lodge

Se você gostou desse relato e quer ver mais conteúdo de fotos e vídeos, siga o nosso instagram: @tripaholics. Lá postamos muito conteúdo dessa viagem, além de um destaque nos stories com todas as dicas da África do Sul.

Avalie o Post

Leave a reply