Alavancando o perfil da sua agência no Instagram

Para agências de viagens, o Instagram provou ser uma poderosa plataforma. Ver é acreditar, e isso não poderia ser mais preciso do que no setor de viagens.
0
120

Com mais de um bilhão de usuários mensais , o Instagram se tornou uma plataforma de mídia social cada vez mais popular, especialmente entre as empresas. Desde recursos como “stories” e Destaques, até postagens de compras, o Instagram mudou o jogo para muitas empresas. De fato, 60%  dos usuários procuraram e descobriram novos produtos apenas utilizando a plataforma.

Para agências de viagens, o Instagram provou ser uma poderosa plataforma visual. Ver é acreditar, e isso não poderia ser mais preciso do que na indústria de viagens! Com esta plataforma, os usuários podem postar imagens de tirar o fôlego que dão aos seguidores o gosto dessa experiência. 84% dos millennials  e 73% dos não millennials têm mais chances de planejar uma viagem com base nas fotos de outras pessoas!

Agora que você sabe disso tudo,  aqui está como você deve fazê-lo e como o @paixaoporviajar, pode te ajudar nesta missão gratuitamente.

1 – Qual o seu tipo de conta?

Primeiro, verifique se sua conta é uma conta comercial. Ao fazer isso, seu perfil permite que os clientes entrem em contato e localizem você diretamente! Você também pode criar anúncios direcionados com esse recurso.

2. Como vender viagens

No Instagram, você encontrará muitos nichos que variam de saúde e fitness, até a família e os pais. Como agência de viagens, você deseja identificar seu nicho específico , seja ele:

  • Mochilão.
  • Viagem em Família.
  • Viagem Sustentável, etc.
  • Viagem de Luxo.

Uma ótima maneira de mostrar e vender viagens é através do destaque de suas histórias, exibindo um país ou cidade diferente. Em geral, a venda de viagens está linkada com as recomendações de lugares a onde ir, onde ficar e ou comer comer, bem como transporte, diferentes produtos e etc.

3. O Conteúdo – De onde tirar?

Esta é a parte divertida e a mais importante, onde podemos te ajudar!

Quando se trata de fotos, existem muitas maneiras de usar o conteúdo no instagram, seja utilizando fotos das suas viagens através da agência, ou as pessoais. Se você tiver, sinta-se à vontade para usar o máximo possível! No entanto, se não, você pode usar o feed do @paixaoporviajar, para te inspirar e fazer reposts de fotos do nosso perfil, que se encaixe com o seu publico (certifique-se de dar crédito).

Diariamente, são postadas diversas fotos, com perfis diferentes e certamente, uma delas se encaixara no perfil da sua agência e ira atingir o publico aderente ao seu negocio.

USE E ABUSE dos reposts. Lembre-se: É gratuito e você não tem obrigação de ter conteúdo proprio, diariamente (nós sim).

4. Frequência das postagens / quando postar

Depois de planejar seu conteúdo, você pode realmente começar a postar.

A chave é postar o suficiente para envolver seus seguidores, sem “chatear” com posts excessivos e com isso deixar o usuário descontente com o conteúdo ou pior, faça com que eles deixem de seguir você.

Um número razoável para começar, são algo como 2 postagens diárias, até você ir entendendo o fluxo e interação com o seu público. Aposte na cautela.

5. Stories – Envolver o público é chave

Com mais de 500 milhões de  pessoas assistindo aos stories do Instagram, há uma grande chance de a sua seja também visualizada. O truque é usar stories para interagir com seus seguidores. O primeiro passo é ser criativo com o conteúdo. Uma dica para dar um passo adiante é aplicativos de modelo como Este aqui e gerar stories mais profissionais. A ferramenta, oferece muitos modelos e fontes para você escolher. As possibilidades são infinitas! Vai da sua criatividade.

P.S: Existem muitos aplicativos de modelos de stories nas lojas de celular (apple/android).

Use os recursos dos stories, sem medo! Essa é uma ótima maneira de iniciar conversas, gerar leads e incentivar seus seguidores a compartilhar suas opiniões, perguntas ou a participar de algo novo que queira fazer. Use as enquetes para saber o que seus seguidores gostam e o que não gostam, e o que eles gostariam de ver mais em seu perfil no Instagram. Além de aumentar o envolvimento, o recurso de questionário é útil para educar os seguidores sobre sua marca ou serviços. Sinta-se à vontade para compartilhar o máximo possível de fatos divertidos sobre você ou sua agência!

6. Hashtags – Devo usar mesmo?

O uso de hashtags em stories e postagens no feed pode aumentar o envolvimento orgânico. Você sabia que uma postagem com pelo menos uma hashtag gera uma média de 12,6% mais envolvimento do  que as postagens sem uma hashtag? Para alcançar os melhores resultados, verifique se as hashtags são relevantes para o conteúdo da postagem. Uma hashtag mais curta e específica aumentará suas chances de ser encontrada nos resultados de pesquisa, enquanto as hashtags genéricas perderão seu conteúdo apenas entre muitas outras.

Não use hashtags com muito fluxo de postagens (exemplo: viagem, viajar e etc). Como falei anteriormente, você se perdera no meio de milhares de outras postagens. Aposte nas hashtags mais curtas e relacionadas com o seu publico.

7. Usando influenciadores

Seus clientes são seus influenciadores! Não negligencie o valor de um cliente postando sobre suas férias e marcando você.

Todo cliente é um influenciador em potencial; portanto, nunca negligencie o valor deles publicando sobre suas viagens e mencionando você. Os influenciadores variam de nano e micro a macro-influenciadores. Tudo depende. No entanto, lembre-se de que os macro-influenciadores não significam necessariamente mais envolvimento ou maior ROI. De fato, é melhor trabalhar com micro-influenciadores  que estão no seu nicho.

Ao trabalhar com influenciadores, eles cobram por postagem ou trocam por um serviço que você fornece. Ao fazer isso, eles experimentam seus serviços em primeira mão e, em troca, falam sobre isso através de seus posts! O melhor de tudo é que a maioria das pessoas está mais disposta a experimentar algo se o seu influenciador favorito já o fez ou simplesmente fala sobre isso!

Os influenciadores já estão conversando com seu público, então o que é melhor do que fazer parceria com eles? Por uma fração do que custa no marketing tradicional, você ainda obtém acesso aos seus clientes e sua marca é apresentada por meio de uma fonte autêntica e confiável. Quando seu produto é apresentado ou mencionado por um influenciador, ele se parece mais com uma recomendação de um amigo do que com o apoio de uma celebridade. Isso faz toda a diferença como uma pequena agência de viagens tentando se estabelecer dentro da indústria!

É isso! Boas vendas amigos!

Sobre o Autor:

Robson GomesRobson Gomes, Graduado em tecnologia em processos gerencias. Mais de 22 anos de experiência nas áreas internet, sistemas e infraestrutura, conduzindo projetos estratégicos em empresas como CVC, Trend, Grupo Abril, iG, Grupo Estado e criador do @paixaoporviajar.
Avalie o Post

Leave a reply